Uma empresa espanhola Empreendedora está comercializando rolos de papel higiénico impressos com clássicos da literatura mundial, prometendo revolucionar as idas ao banheiro. Os rolos de papel, vendidos apenas através da internet, incluem excertos da literatura clássica, teatro, poesia e até textos sagrados da Bíblia e do Budismo. Da Bíblia, por exemplo, foram escolhidos trechos do Apocalipse, do Cantar dos Cantares e dos Provérbios. Os textos sagrados budistas são O Sutra do Loto e o Livro Tibetano dos Mortos. A intenção dos sócios da empresa era também incluir trechos do Corão, mas tiveram medo da possível reacção dos islâmicos: «Tivemos medo, sim! Alguns até ameaçaram sair do projecto, se continuássemos», explicou o empresário. Os rolos custam 3,70 euros cada, e o leitor tem a opção de escolher os textos e a cor do papel higiénico (branco, laranja ou rosa). A maioria dos pedidos parece que tem sido de excertos de livros de Federico García Lorca (isso é bom ou mau?...)
"Usamos letras grandes com espaço entre as palavras para que seja uma leitura fácil e relaxante. Às vezes você não tem muito tempo no banheiro e tem a tentação de usar o papel e não ler. Mas se pensar que esse material vai ser desperdiçado para sempre...", comentou Camarero.
«Hemingway dizia que um clássico é aquele livro que todos respeitam, mas ninguém leu. O que estamos a fazer é levar os livros aos WC, aproximando a literatura do homem» diz Raúl Camarero. será que aproxima mesmo? Agora a questão é: e se a pessoa se entusiasma com a leitura e desenrola o papel todo, o que é que faz, volta a enrolar antes de usar? e um católico vai ter coragem de limpar a bunda com um belo texto biblico? isso não vai dar bom resultado. O que você acha?
Um comentário:
Nada contra, viu? Mas que é engraçado, isso é. Eu fico aqui imaginando o comercial do "Neve Drumond": um coco caindo em câmera lenta, um fado ao fundo e um narrador recitando "Soneto da Despedida"
Postar um comentário