quinta-feira, 12 de junho de 2008

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Hoje se comemora o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Neste dia, milhares de pessoas em todo o mundo se unem, para mostrar ao mundo, a situação de injustiça em que se encontram meninos e meninas que trabalham por longas jornadas, em condições perigosas, e freqüentemente expondo suas vidas a riscos.

Desde 2002, a partir de uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho – OIT, o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil vem sendo comemorado com o fim de sensibilizar toda a sociedade, os gestores públicos e a comunidade internacional para a importância da implementação das Convenções nº 138, que estabelece a idade mínima para admissão a emprego, e nº 182, que trata das piores formas de trabalho infantil, ambas da OIT.

Eventos do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil 2008

No dia 12 de junho serão realizados eventos em cerca de 60 países para celebrar o Dia Mundial. Em Genebra, a OIT celebrará o Dia Mundial com uma sessão plenária na Conferência Internacional do Trabalho, que terá lugar entre 10 e 10h30 (hora local). A sessão será presidida pelo Diretor-Geral da OIT e incluirá um representante da UNESCO, a agência das Nações Unidas encarregada da coordenação internacional de educação para todos, além de representantes de governos, empregadores e trabalhadores.

O objetivo da OIT é a eliminação progressiva de todo o tipo de trabalho infantil em nível mundial. As piores formas de trabalho infantil, que incluem trabalhos perigosos, a exploração sexual, o tráfico de meninos e meninas, assim como todo tipo de escravidão, devem ser abolidas com prioridade.

fontes: OIT (www.oit.org.br) e (lambaritália)

4 comentários:

Suelly Marquêz disse...

CRIANÇAS, respeito, AMOR, cuidados, ZÊLO,carinho, saúde, EDUCAÇÃO, prazer, diversão familia,ALIMENTAÇÃO, vestuario, COMPREENSAO, afinal ELAS NÃO PEDEM PRÁ NASCER, e são o bem mais precioso que o mundo pode conter, absolutamente correto coibir o trabalho infantil, e trabalho escravo, a OrgANIZAÇÃO iNTERNACIONAL DO tRABALHO faz muitas declaraçãoes, mas a vida infantil começa nos lares, onde a intervenção dos Estados não deveriam ser chamados á regulamentar esta micro sociedade familiar que é a celula mater , parabens,

JAKEMELLO8 disse...

Pois é, agora são 109 trabalhos.

Ô Blog diversificado esse!
Interessante a energia aqui :)

Obrigada pela visita e comentário.
Volto.

Beth disse...

Nossa!!! Quando ouço falar do trabalho infantil, ou do trabalho escravo...acredito que estamos dando um passo atras.
Essas coisas não deveriam estar acontecendo...jamais...

beijos

Joseph Pulikotil disse...

Very sad!

My heart goes out to these little children.They should be playing instead of breaking stones. What cruelty in this world we live in?

Are parents not responsible for this inhuman behaviour? If they can't look after their children why have them and maked them suffer like this?

May god bless these children!