quarta-feira, 18 de junho de 2008

Imigração Japonesa

O MUNDO A FORA também comemora a imigração japonesa, assim como o google brasil. ficou lindo não acham a logo? eu adorei! >.<
centenário da imigração japonesa no Brasil

Foi em 18 de junho de 1908, que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.No começo do século XX, o Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão, passava por um período de grande crescimento populacional. A economia nipônica não conseguia gerar os empregos necessários para toda população, então, para suprir as necessidades de ambos países, foi selado um acordo imigratório entre os governos brasileiro e japonês.

Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil. Este número aumentou muito com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Pesquisas indicam que de 1918 até 1940, aproximadamente 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras. A maioria dos imigrantes preferiam o estado de São Paulo, pois nesta região já estavam formados bairros e até mesmo colônias com um grande número de japoneses. Porém, algumas famílias espalharam-se para outros cantos do Brasil como, por exemplo, agricultura no norte do Paraná, produção de borracha na Amazônia, plantações de pimenta no Pará, entre outras.
Muito bacana né essas informações, e assim se faz a história de nosso país, fico muito feliz em saber que mesmo longe de sua terra, os japoneses aqui fizeram história e continua mantendo viva suas tradições.

2 comentários:

Nando Damázio disse...

Excelente pesquisa, adoro a cultura milenar oriental, especialmente a japonesa ..

Déia, cabou as férias, hahaaha ..
Beijão !!

Anônimo disse...

cemteMario? seria o mario completando cem anos??
rsrsr
bjos