quinta-feira, 24 de julho de 2008

Pictogramas e Mascotes Olímpicos

O MUNDO AFORA viaja na história dos jogos Olímpicos, e mostra a evolução dos pictogramas e mascotes ao longo dos 60 anos de sua criação. Unindo nações, fortalecendo culturas e superando limites. Esse é o objetivo maior dos Jogos Olímpicos Mundial.
Pictograma é um símblo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos, é a escrita transmitida através de desenhos em uma leitura mundial.

Pictogramas de Londres - Foram utilizados pela primeira vez nas Olimpíadas que aconteceram em Londres no ano de 1948 e tinham 20 ícones sinalizando os esportes participantes.
Mascote - A palavra mascote surgiu na década de 1860 e vem do provençal "masco", que significa mágico. Atualmente as mascotes fazem parte do conglomerado de merchandising das olimpíadas.O objetivo principal que era criar um laço afetivo com o evento foi dando uma antropofágica corrida ao lucro fácil. Inúmeras mascotes descartáveis foram criados e as pessoas continuam a lembrar apenas dos antigos. Simples e eficientes.

Pictogramas de Tokyio - Durante esta Olímpíada foi formalizada a utilização dos pictogramas, se tormando assim oficial.
Mascote - A primeira mascote das Olimpíadas não foi oficial. Schuss, um esquiador de cabeça vermelha e roupa azul, apareceu em pins e bonecos durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Grenoble, em 1968. Sapporo não adotou mascote quatro anos depois, mas os jogos de verão (Olímpiadas) não perderam tempo em recriar o sucesso de Schuss.

Pictogramas de Munique - Durante esta Olimpíada alguns ícones foram concebidos pela primeira vez com um estilo funcionalista, influenciando profundamente a concepção dos pictogramas olímpico do futuro.
Mascote - Os alemães tornaram o cãozinho basset Waldi a mascote oficial dos jogos de Munique de 1972. Adesivos, bottons, posters de todos os tamanhos foram produzidos com a presença lucrativa de Waldi. A partir de então, todos os jogos passaram a ter seu mascote oficial para alegria das crianças e realizadores.

Pictogramas de Moscou - Esses pictogramas são similares aos de Munich 1972.
Mascote - Os jogos de Moscou foram marcados pelo boicote estadunidense e pelo urso Misha, o mais famoso de todas as mascotes. Misha em russo é o apelido de Mikhail, a mascote tinha até nome completo: Mikhail Potapych Toptygin. O choro de Misha no encerramento simbolizou o fim dos jogos e a política acima do esporte. Símbolo do país, o urso foi criado pelo ilustrador de livros infantis Victor Chizikov, que demorou seis meses para criar uma centena de variações até chegar ao resultado final. O urso comunista foi comercializado na tradição capitalista: pins, bonecos de pelúcia, selos, porcelana, madeira, vidros e metal encheram os cofres do governo e do mercado-negro. O sucesso de Misha foi tão grande que desbancou uma segunda mascote. O leão-marinho Vigri, criado para ser mascote do iatismo dos jogos, é geralmente esquecido nas matérias sobre a história dos Jogos Olímpicos, por isso não consegui encontrá-lo.

Pictogramas Los Angeles -Estes pictogramas destacou o papel do reconhecimento dos ícones.
Mascote - Os EUA não ficaram para trás e na Olimpíada seguinte lançaram a simpática águia Sam, desenhada por C. Robert Moore, veterano desenhista da Disney. A Guerra fria chegava de vez às mascotes olímpicos! Os russos retribuiram ao boicote e não disputaram as olimpíadas de Los Angeles. Enquanto isso, as mascotes eram peças tão fundamentais quanto o recorde de medalhas olímpicas. As duas olimpíadas (1980 e 1984) dos grandes boicotes tiveram mascotes voltados para o público infantil buscando a conquista de corações e mentes. Assim como o urso russo, a águia é um símbolo nacional dos EUA.


Pictogramas Seúl - Destaca o estilo racional
Mascote - Em Seul, a linha infantil continuava com o tigre Hodori, desenhado por Kim Hyun. Presente em várias lendas coreanas, o nome da mascote foi selecionado pelos coreanos em mais de 2 mil sugestões. "Ho" significa tigre em coreano e "Dori" é um diminutivo masculino comum na Coréia. Os temidos tigres asiáticos agora estavam em formato de desenho animado e à venda em bottons e em versões de pelúcia. Assim como Vigri em 1980, Hodori teve uma versão ofuscada, Hosuni, a tigresa, a qual foi praticamente esquecida durante os jogos.

Pictogramas Barcelona - Os pictogramas utilizam elementos do emblema e têm um estilo particular da Espanha.
Mascote - Em 1992 surge um novo tipo de mascote. Após a guerra fria a necessidade de se criar mascotes voltados para as crianças acabou. Cobi, o cão criado por Javier Mariscal para os jogos de Barcelona, começou mal entre seus compatriotas, que esperavam um mascote à altura das edições anteriores. Apesar de lentamente cair na graça dos espanhóis, muitos ainda se perguntam que animal é aquele.
Pictogramas Atlanta - Esses foram concebidos com um estilo realista.
Mascote - Poderia piorar? Em 1996, nas olimpíadas de Atlanta, apareceu Izzy. Seu nome original seria "Whatizit?" (O que é isso?). Criado a partir de sugestões de crianças de todo o mundo, o frankstein de Atlanta foi mudando de aparência até o resultado final, no encerramento dos jogos de 1992. O que não melhorou muito o resultado.


Pictogramas Sidney - Os principais elementos dos ícones são refletidos no emblema olímpico com um animado estilo.
Mascotes - Ollie, Syd e Millie foram as mascotes de 2000. Matthew Hatton criou as mascotes a partir de três animais nativos da Austrália representando a terra, o ar e a água. Os nomes são corruptelas de Olimpíadas, Sidney e Milênio. Pela primeira vez nos jogos de verão, apareciam em todas as partes mais de um mascote. O intuito é simples, vender em vez de um, três bonecos de pelúcia. Entretanto, a chance de nenhum dos três ficar gravada na memória é muito maior.

Pictogramas Atenas - Os pictogramas Olimpíada de Atenas de 2004 têm estilo clássico e espírito esportivo.
Mascotes - Nada supera os mascotes dos Jogos de Atenas. Os irmãos Phevos e Athena são tão feios que os gregos os transformaram em impessoas, ou melhor, em inmascotes. Raramente eles aparecem em camisetas, jornais, posters e até em eventos dos jogos. Athena é protetora de Atenas e deusa da sabedoria. Phevos é o deus da luz e da música. Mais uma vez, os mascotes aparecem em grupo e são pavorosos. O formato remete às bonecas encontradas em sítios arqueológicos.
Fonte: Beijing 2008


Os mascotes das Olímpiadas de Pequin são 5 o maior número até agora, conheça aqui a história de cada um e o que representam tanto para a China como para o MUNDO.
Até Amanhã!

11 comentários:

Biani Luna disse...

Cara, adorei o pot. interessantíssimo!
Não conheço nenhum dos mascotes, tou de cara com isso...
Beijos,

Anônimo disse...

Sen-sa-ci-o-nal !
A Olimpíada em Pequim só não será perfeita dada a poluição do ar. Que fará muito atleta sofrer, podem esperar.

P.Winter disse...

Sensacional!!!Bela pesquisa e post muito interessante !!

Ainda me lembro de Misha...realmente foi o mais popular..

Quero acompanhar o da China...me avise quando postar..

Obrigada pela visita..Vou te linkar!

Bjs

Lúcio Flávio disse...

Legal seu blog, vou relacionar.
É, eu pinto, estou com uma tela nova agora. Gosto de aquarela, estou pensando em me aperfeiçoar.
Beijos!

Malaguetta disse...

adorei o post ;D

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Obrigada pela visita lá na minha Saia. Chegando de férias e muitas fotos no pedaco.

Que viagem essa a dos Pictogramas.

Abracos

Mamãe de primeira viagem disse...

então, muito legal.... adoro as olimpiadas, os esportes e conhecer um pouco mais da história foi bacana demais...
blogar também é cultura!!!
beijos

Anônimo disse...

Não conhecia os mascotes dessa olímpiada.. Gostei mais do panda =D
Mas todos sao interessantes.
Obrigada pelo teu comentário no artigo sobre a História das Tatuagens, eu não tenho tatuagens mas acho interessante, vejo como arte e quem sabe um dia ainda terei minha tattoo.
Boa sexta-feira até mais!!

Txiago disse...

Adorei o post!!!
Interessante e divertido!!!

Poeta Mauro Rocha disse...

Ola!! Desculpe a ausência, mas estou num projeto ai o tempo ficou pequeno,rsrssr, mas obrigado pela visita.post bacana. Tenha um ótimo fim de semana e obrigado mais uma vez pela visita.srsrsrsr ninguém entendeu a primeira estrofe do poema "Estrangeiro" era um aviso de pausa.

Um abraço!!!

Anônimo disse...

os mascotes de pequim são, de longe, os mais lindos até hoje. seja comerciais ou não, são os mais lindos, bem trabalhados e recheados de significados. com certeza. XD
minha opinião!
bjaõ!