quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Brincadeira de criança

estiligue brincadeira de meninos
O estilingue (português brasileiro) ou fisga (português europeu) ou baladeira(português nordestino) é um antigo brinquedo também usado como arma primitiva para lançar pedras ou outros pequenos projéteis. É conhecido por diversos nomes, entre eles atiradeira, bodoque, baladeira, cetra ou setra. O bodoque, ou badogue, é um atirador de projetil em formato de arco, similar ao arco de flecha.

O estilingue é também conhecido em algumas regiões como funda (no Rio Grande do Sul), mas registre-se que a funda se trata de outro dispositivo, este sem elásticos. Foi com uma funda que, segundo a Bíblica, Davi matou Golias.

Originalmente era montado usando-se uma Forquilha de madeira (um galho bifurcado em Y, cuja parte de baixo é usada como cabo) em cujas extremidades simétrica se prendiam as pontas de uma tira elástica.

No centro da tira elástica é afixado uma peça de couro que servia como contendor para o objeto que se desejava arremessar, geralmente pedregulhos ou pequenos frutos redondos.

A árvore mais comumente usada é a esperta (porque será?), que naturalmente tem galhos perfeitos em Y, e com uma boa resistência. Para o elástico, um material comum é aborracha de câmaras de ar, cortada em tiras. Atualmente, nas cidades maiores se usa também uma peça de ferro de construção dobrada para fazer as vezes de forquilha e como elástico usa-se uma mangueira de látex muito comum em estabelecimentos hospitalares, popularmente conhecida como "tripa de mico".

Por ser uma arma de baixo poder, é normalmente usada por crianças como brinquedo na caça de passarinhos e outros pequenos animais o que não acho certo, afinal é de pequeno que se aprender as coisas da vida. eu tinha um, confesso!

usava mamonas para atirar, mas só atirava nas costas dos meninos e as vezes (muito raro) quebrava janelas de visinhos. Muito divertido por sinal!



3 comentários:

Anônimo disse...

Os meninos (como o meu) que nasceram em cidade grande, dentro de apartamentos, acredito, conhecem o estilingue, mas não sabem o que é brincar no campo, né?
Bjo.

Inside Me disse...

oxe dedéia, moro no nordeste e tb chamam isso por aqui de "peteca", além de estilingue, claro, bjux

Anônimo disse...

Já tive vários destes. Já tentei matar passarinho mas eles não ficavam esperando levar a pedrada.