segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dia do Estudante

otimista pessimista e estudanteConfesso que esse dia era esperado por mim. Motivo: dormir! é impressionante como sentimos sono na adolescência, na verdade preguiça mesmo, e me lembro de tanta coisa dessa fase que parece até que já passaram anos. O período marcante mesmo foi o ginásio (da 5ª a 8ª série) hoje ensino fundamental, enfim... e lá nessa fase aparece o primeiro amor, a puberdade, as paqueras, as mãos suando, o frio na barriga, e surgem os diários (nunca tive um), mas agenda quem não fez? E lá colocamos nossos segredos, intimidades, sentimentos, tudo em códigos. Lembram dos código? Aqueles que colocávamos para ninguém entender, só mesmo as melhores amigas?
Pois é... o tempo passou, as coisas mudaram, chegou a tecnologia, mas será que tudo isso foi deixado para trás?
Vejamos: os diários e agendas se tornaram blogs, as infindas ligações (que a mãe reclamava) se transformou em msn, os bilhetinhos e cartinhas enviados através dos amigos se transformaram em orkut e os famosos códigos hoje parece fazer parte da gramática usada nos diálogos dessa fase cibernética.
Eu particularmente não acho correto, porém uso muito, sei que não é bom mas parece ser o meio mais rápido para mantermos diálogos com muitas pessoas ao mesmo tempo e então surge o miguchês, você conhece?
Não? Pois saiba que em algum momento você deve ter usado nem que seja como brincadeira uma palavra dessa nova língua usada na web e inventada pelos emos.
jovens na internet
Gramática própria:

• As letras S e C são substituídas por X, para infantilizar a fala. Ex: Você (Vuxeh)
• Os acentos agudos e circunflexos são substituídos pela letra H no final da palavra e o til pelas letras N/M. Ex: Será (Serah) / Não (Naum)
• O I é substituído pelo EE. Ex: Gatinha (Gateenha)
• A letra O vira U. O dígrafo QU e a letra C viram K. Ex: Quero (Keru)
• O U não silábico vira W e o E vira I. Ex: Escreveu (Ixcrevew)
• As letras maiúsculas são usadas sem critério.

Parabéns para todos nós, ou pelo menos para aqueles que como eu sentem-se um eterno estudante, sempre muito bom aprender coisas novas e claro compartilhar.

Nenhum comentário: