sábado, 16 de agosto de 2008

Elvis Não morreu

Há exatos 31 anos surgir uma das frases mais repetidas de todos os tempos: "Elvis não morreu!".

Sim, Elvis Aaron Presley morreu, em 16 de agosto de 1977. Mas Elvis não morreu... ele está vivo em cada estúpida banda de garagem que existe hoje em dia.

Elvis não foi o pioneiro do rock. Elvis nem de longe foi o mais talentoso da história do rock. Ele nem mesmo era um músico... nunca compôs uma música que preste.

Então qual foi o seu mérito?
Elvis era bonitão, tinha um belo topete. Tinha uma boa voz e um requebrado interessante. Mas sua principal “virtude” era ser branco. Entenda...

Antes de Elvis, o Rock and Roll era uma música do gueto, feita por negros. Numa sociedade conservadora como a estadunidense, marcada pelo racismo, músicas desse gênero eram marcadas pelo desprezo popular. Que o diga o jazz e o blues, que só foram socialmente aceitos depois de muitos anos de execução na mídia.

Elvis era o cara perfeito para levar ao grande público aquele ritmo dos guetos. E essa foi sua maior virtude. Poderia ter sido qualquer outro branco bonitão... mas foi o Elvis.

Não pense que ódeio o Elvis, Muito pelo contrário, já fui apaixonada por ele, já sonhei com seu rebolado ( fases da adolescência). Mas isso não me impede de encarar a realidade: Elvis era só uma estratégia de massificação do rock, que deu muito certo.

O carisma de Elvis é inegável. Quem não se sente atraído por sujeitos do tipo canastrão?

A síntese de um rockstar: uma voz aveludada, um espírito sedutor, um requebrado sensual, muitas mulheres, extravagâncias, etc. Sem dúvida um ícone...

O Rock and Roll não seria o Rock and Roll sem Elvis. Os Beatles copiaram Elvis. Stones copiaram Elvis. Pink Floyd copiou Elvis. Deep Purple, Led, Queen, etc., etc.
O que é o Roberto Carlos senão uma cópia terceiro-mundista de Elvis?

Durante boa parte dos anos 1960, ele se dedicou (desastrosamente) ao cinema. Nessa fase Elvis já não carregava o amadorismo dos músicos dos anos 1950, e ainda não tinha enveredado para sua fase brega, na qual usava aquelas roupas brancas cheias de peduricalhos.

Enfim... vamos aos fatos:

1 Gêmeo: O irmão gêmeo, Jesse Garon Presley, morreu no parto. Elvis nasceu 35 minutos depois.

2 Religião: Elvis usava ao pescoço um fio com o símbolo hebraico Chai ("viver") e uma estrela de David. Explicação? "Não quero deixar de entrar no Paraíso por uma questão técnica", dizia.

3 Armas: Era um ávido colecionador de armas e distintivos. Este ano, a empresa America Remembers lançou uma edição especial do "Elvis Presley TCB Tribute Revolver", um Smith & Wesson de calibre 35, em ouro de 24 quilates e decorado com uma foto do "Rei" e o desenho de um relâmpago.

4 Pneus: Elvis gostava de auxiliar pessoas que tinham furos a mudar os pneus. Várias foram as vezes em que mandou parar o carro na rua ou na estrada, para ir ajudar perfeitos estranhos a trocarem pneus.

5 Penteado: Disse um dia que se inspirou no cabelo do ator Robert Mitchum para criar o seu famoso penteado. Conheceram-se para discutir a possibilidade de interpretarem juntos o filme Thunder Road (1958), mas - como sucedeu com tantos outros papéis - o "coronel" Tom Parker, seu manager, impediu a concretização dos planos.

6 Filmes: Era fã de James Dean e da personagem Dirty Harry. Os seus filmes favoritos eram Rebelde sem Causa (1955), Um Eléctrico Chamado Desejo (1951) e A Fúria da Razão (1971).

7 Pernas: Segundo um dos seus amigos, o modo como mexia as pernas ao dançar foi inspirado em 'Big Chief' Wetherington, cantor do grupo gospel The Statesmen, que Elvis idolatrava na sua juventude.

8 Caso: Teve um breve caso com a modelo e actriz Ann-Margret, enquanto filmavam Viva Las Vegas, em 1964. A partir daí, sempre que ela actuava em Las Vegas, o cantor mandava-lhe flores no formato de uma guitarra.

9 Beatles: Em 1965, a única pessoa que os Beatles queriam conhecer nos EUA era Elvis. Encontraram-se e passaram uma tarde agradável. Os Fab Four eram grandes fãs dele. Cinco anos depois, Elvis disse ao presidente Nixon que eles eram "muito antiamericanos" por consumirem drogas e protestarem contra a Guerra do Vietname. Sugeriu mesmo que fossem proibidos de entrar nos EUA.

10 Peso: Em 1960, depois de sair do exército, pesava 77 quilos e nunca esteve tão magro.Quando morreu, tinha chegado aos 118 quilos.

11 Banana: Receita da sanduíche favorita de Elvis: barrar uma fatia de pão com manteiga de amendoim e outra fatia de pão com uma banana esmagada. Juntar as duas. Aquecer gordura de bacon numa frigideira e tostar de ambos os lados.

12 Vendas: Estima-se que em todo o mundo se venderam 1,8 mil milhões de discos de Elvis, mais do que qualquer outro artista ou banda.

13 Conta: Quando morreu, a sua conta bancária estava estimada em cinco milhões de dólares.

14 Música: Elvis gravou mais de 600 canções, mas nunca escreveu nenhuma delas.

15 Casa: Comprou a mansão de Graceland, no Tennessee, a 19 de Março de 1965, por 102 500 dólares. Tem 23 quartos e 55 hectares de terreno. É ali que Elvis está sepultado e, actualmente, Graceland é a segunda residência mais visitada nos EUA, depois da Casa Branca.

"Elvis Não morreu!"

Nenhum comentário: